quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Media On 08

Ontem foi a abertura do Media On - 2° congresso internacional de jornalismo online no Itaú Cultural. Graças à meu prof consegui participar tanto da Oficina de Jornalismo Cultural, quanto do evento super session de abertura com o tema - Vídeo: protagonista na onda atual do jornalismo online?

A Oficina foi comandada por Ricardo Calil, editor da Revista Trip, que nos propos uma visita à exposição Emoção Art.Ficial 4.0 (no pórpio Itau Cultural), seguida de uma coletiva com os organizadores e uma produção de texto feita literlmente à umas 40 mãos rsrsrs. (depois coloco o link para vocês). Ótima experiência, me lembrei muito do Workshop com a Alê.

Mas o grande evento do dia relamente foi a Session com Marcelo Tas (do CQC) e o Michael Rosenblum, vídeojornalista e fundador da NYT Television, sobre o papel do vídeo e a nova tecnologia no jornalismo.

Rosenblum abordou questões como a democratização da informação, o fim das grandes mídias e o poder que qualquer um pode ter sobre a imagem e a notícia. Para Rosenblum basta ter uma câmera + leptop + vontade = a nova forma de fazer reportagem e sem custo.
Ótima proposta, acho que todos deveriam seguir este mantra, como disse Tas em seu blog, porém vale lembrar que basta mais do que vontade e que, sim, existe um custo, seja ele da lan house, da cãmera digital e etc.
Sou super a favor da democratização das mídias e tal e amo o "novo jornalismo", mais aberto, menos formal e mais a cara da nova gerção, porém tenho que concordar que aqui no Brasil esta acessibilidade é para poucos, ou quando se tem não há preparação, como outras 300 milhões de por aqui no Brasil.
Ai, chega, né? Papo tá ficando muito cabeça rsrsrsrsrs.

Depois posto as fotos do evento!

Nenhum comentário: