sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Media On Parte 2


O Ricardo mandou o link com o nosso texto, e não é que foi feita à 40 mãos mesmo rsrsrsrs?

Falando em texto...estou toda toda com o 10 + Comentários, que tirei no meu artigo sobre o Jornalismo no Séc XXI, por isso resolvi postar para vocês pois achei muito bacana, mesmo!

"Rapidez, acessibilidade, facilidade, informação e domínio público. estas são basicamente as características do Jornalismo no qual estamos inseridos nos dias de hoje. Na era do iphone, itunes e ipods também criamos o itexto, aquele que apesar de não seguir as normas jornalísticas informa e vem se tornando a forma mias comum de se transmitir a notícia seja ela qual for.

Com o advento da internet a notícia e a forma de fazer jornalismo tiveram que se adaptar a esta nova maneira de transmitir o novo e inédito nos veículos de comunicação. Não basta mais o estouro, e sim a velocidade, que em conjunto com um bo texto facilmente é jornalismo.

O Jornalismo da nossa era não é mais dos jornalistas e sim dos blogueiros, dos nets maníacos, dos geeks (nossos nerds) e da pessoa comum. Ele quabrou barreiras entre o erudito e o popular, se tornouuma pop art. Isso não invalida a existência dos erros de português, da falta de concordância verbal e do lead, como também do jornalista por profissão (vide esta que vos escreve).

Na era da wikepedia, tudo vira info e para cada uma delas existe o seu público e com o Google acha-se um universo único e individual que guia o leitor ao seu estilo. ela pode ser transmitida online em temop real, ou se você perdeu algo ou alguma gafe do Jornals Nacional, youtube nela. O reflexo da modernidade ultrapassa a escrita e o visual, e chega ao ordinário.

A velocidade em que vivemos não acompanha mais o impresso, ela tem que ser virtual, estar à um palmo, ou melhor, à um toque de diastância do leitor/espectador. Não basta apenas a leitura, você tem que vivenciá-la de alguma forma visual, e não mais imaginária. Daí o repórter popular = você.

No nosso século o que existe é a jornalização que faz de você , do seu vizinho, da sua avó e amigos um jornalista em potencial e de mim mais uma comunicadora no universo virtual, tentando sobreviver nesta selva de letras.
Então até o próximo email."

Espero que gostem! Desculpe o port ennnnorrrrmeeee...


Nenhum comentário: